Adapi descarta caso suspeito de febre aftosa registrado em município do Piauí

Com o resultado, medidas sanitárias foram tomadas, e a propriedade não precisou permanecer interditada.

Caso suspeito de febre aftosa foi descartada no Piauí | Foto meramente ilustrativa/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), sob coordenação da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), conduziu uma investigação que descartou a presença de febre aftosa em um bovino na cidade de Nazaré do Piauí.

A suspeita inicial, levantada por um médico veterinário autônomo durante o tratamento do animal, foi de uma enfermidade vesicular, enquadrada nas doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial. Após confirmação da suspeita pela equipe da Adapi, amostras foram coletadas e enviadas para análise em um laboratório federal, que confirmou o diagnóstico de estomatite vesicular causada pelo vírus Alagoas Vesiculovírus, descartando assim a febre aftosa. Com o resultado, medidas sanitárias foram tomadas, e a propriedade não precisou permanecer interditada. 

O secretário da Sada, Fábio Abreu, elogiou a eficiência da Agência e reforçou a importância da notificação de suspeitas para garantir uma resposta rápida e eficaz em casos de doenças que afetam a pecuária. 

"Felizmente não foi o caso dessa investigação, mas é válido ressaltar a importância dos criadores, médicos veterinários autônomos, os profissionais de saúde animal, que têm contato com os produtores para que realizem essas notificações de doenças, a fim de colaborar para que a Adapi possa fazer a investigação da ocorrência e garantir a saúde do nosso rebanho”, afirma.

Em caso de suspeita de doença animal, notifique à Sada/Adapi através dos seguintes canais:

  • WhatsApp - (86)99462-1644  
  • Site - http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php  
  • Telefone: 2222-1710 
  • E-mail - epidemiologia@adapi.pi.gov.br

Ou presencialmente em uma das unidades de atendimento da Sada/Adapi.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES