Durante uma operação de fiscalização itinerante de transporte de cargas animal e vegetal em diversos pontos do Estado, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), em colaboração técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Valença do Piauí, confiscou 24 litros de agrotóxicos que estavam sendo transportados de maneira irregular. O veículo em questão estava se deslocando de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, com destino a São Luís, no Maranhão.
"O transporte de agrotóxicos segue normas específicas, que estão em lei e decreto estadual. Ao abordar o veículo, a carga estava sem nota fiscal e sem receituário agronômico, documentos exigidos para comprovação da origem, destino e uso", explicou Enio Lima, engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Adapi.
O motorista foi autuado e terá 30 dias para apresentar defesa e documentos que faltam para reaver a carga. Caso contrário, os produtos serão devolvidos ao fabricante para inutilização de forma segura.
A Adapi esclarece a todos que a venda, uso, armazenamento, transporte e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos seguem regras fiscalizadas pela agência e que dúvidas sobre o assunto e denúncias devem ser feitas diretamente em qualquer escritório ou de forma anônima através do e-mail educacaosanitaria@adapi.pi.gov.br, ou pelo WhatsApp 086994621644.