Em um intervalo de apenas 15 dias, dois empresários foram assassinados na cidade de Picos, no Sul do Piauí. Existe a possibilidade de os crimes terem ligação e estarem associados à prática de agiotagem, de acordo com o delegado Célio Benício, Diretor de Polícia do Interior. As vítimas são Marcos de Araújo Souza e Solimar Leal de Sousa.
“A vida pregressa das vítimas também está sendo levantada, inclusive uma dessas vítimas fora alvo de mandado de busca, inclusive era ativamente investigada pela Polícia Civil daquela região [...] é uma hipótese (agiotagem) que está sendo apurada no inquérito policial. Acredita-se que temos situações que em tese essa atividade empresarial leva a situação da espécie”, explicou o delegado Célio Benício.
ALGUM SUSPEITO FOI PRESO?
O delegado relatou ainda que neste segunda-feira (9), um homem foi preso, mas é apenas um suspeito. Com ele, a Polícia Civil apreendeu uma arma de fogo, calibre 9 milímetros. As investigações acerca dos assassinatos dos empresários Marcos e Solimar continuarão a fim de identificar os verdadeiros autores dos crimes e as reais motivações.
Confira entrevista completa!
COMO ACONTECEU?
No dia 26 de novembro de 2024, Marcos de Araújo Souza foi assassinado com pelo menos seis disparos de arma de fogo no bairro São Vicente. O empresário estava saindo de sua loja de veículos quando foi abordado por um homem a pés.
Em 6 de dezembro, Solimar Leal de Sousa foi baleado em uma restaurante no bairro Umari. O empresário estava na companhia de outras três pessoas quando um homem usando capacete se aproximou por trás atirando. Ele chegou a ficar internado no Hospital Regional Justino Luz, mas faleceu no último sábado (7).
Marcos e Solimar eram proprietários de lojas de compra e venda de veículos na cidade de Picos.
O QUE É AGIOTAGEM?
Agiotagem é um crime que consiste em emprestar dinheiro a juros exorbitantes e com termos de cobrança rigorosos. O agiota geralmente atua fora da autoridade local e pode cobrar bens como garantia do empréstimo. Em caso de atraso, o agiota pode cobrar de forma não amigável, com ameaças ou até violência.