A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã dessa segunda-feira (16), uma sessão solene pela passagem do Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, comemorado no dia 27 de setembro. A proposição foi do deputado Henrique Pires (MDB), que já foi secretário nacional do turismo e é o autor do Indicativo de Projeto de Lei que institui a Política Pública de Estruturação e Incentivo ao Turismo no Piauí, recentemente sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT).
“Precisamos trabalhar cada vez mais por esta indústria que não polui, mas que gera milhares de empregos e aproveitar o imenso potencial que o Piauí tem. O Governador Rafael Fonteles está de parabéns por este trabalho, por estar valorizando abrindo caminho para a estruturação do setor no Piauí”, disse Pires.
Segundo o secretário estadual de turismo, deputado Pablo Santos (MDB), essa homenagem foi uma forma de reconhecer a valorização do turismólogo, e ainda para celebrar os investimentos de recursos financeiros que serão em torno de R$ 8 milhões no setor de turismo. “ Isso vai fomentar as pessoas que estão na cadeia do turismo do Piauí, através do sistema aprovado na Casa, que foi um pacote de leis sancionadas pelo governador Rafael Fonteles. A gente de fato buscado de fato, contribuir para o turismo do Piauí, dentro nossa equipe. O Piauí esta no caminho certo para em breve ser um dos estados com o maior número de turistas visitados”, pontuou.
A deputada Gracinha Mão Santa, que participou do ato, afirmou: ''Participamos, ao lado de grandes amigos, da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, na Alepi. Uma das nossas bandeiras é na defesa de incentivos para o turismo no Piauí. Como uma boa parnaibana, vivencio o turismo na minha região e sei da importância dessas iniciativas que fortalecem a economia local.
O representante da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo- ABBTUR, Alex Albuquerque, afirmou que foram feitas reivindicações para a categoria do turismólogo na criação mecanismos, ações de fortalecimento para categoria. “Importante ressaltar que já estamos há dois anos criando as Comissões de Turismo na Câmera de Vereadores de Teresina, e aqui na Assembleia com o apoio de deputado Henrique Pires”, destacou.