Assassino de homem em Timon é preso 30 anos depois em Teresina; era procurado pelo BNMP

O homem foi condenado por matar, com ao menos 17 facadas, Manoel Rodrigues de Oliveira, em Timon (MA). O crime ocorreu em 1º de dezembro de 1991.

João Ferreira dos Santos, conhecido popularmente como João Gomes | FOTO: Divulgação/Polícia Civil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi preso na noite desta quarta-feira (13), em Teresina (PI), João Ferreira dos Santos, conhecido popularmente como João Gomes. O homem é considerado um dos foragidos há mais tempo no Brasil. Ele foi condenado por matar, com ao menos 17 facadas, Manoel Rodrigues de Oliveira, na cidade maranhense de Timon, em 1º de dezembro de 1991. Desde então, o acusado estava foragido.

COMO OCORREU O CRIME?

Na época, João Gomes e o seu irmão, João Maria Ferreira, retornavam para casa, sob efeito de álcool, no Povoado Cão-Açu, na zona Rural de Timon (MA). Os dois se depararam com Manoel e, sem nenhum motivo, começaram a ofendê-lo. A vítima reagiu, quando foi atacada e assassinada na frente da esposa e da filha.

João Ferreira dos Santos | FOTO: Divulgação/Polícia Civil

Após o crime, os irmãos empreenderam fuga. Passado os dias, a Polícia Civil do Maranhão concluiu a investigação, e o Ministério Público denunciou os acusados. Em 1993, a Justiça determinou que fossem presos e jugados. Os réus, entretanto, nunca foram encontrados.

COMO FORAM PRESOS?

Mais de 30 anos depois, e João Gomes não foi declarado culpado ou inocente, mas foi capturado no bairro Cidade Nova, na zona Sul da capital piauiense.  A prisão ocorreu depois que o g1 encontrou o mandado contra o réu em uma pesquisa no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e contatou a Polícia Civil do Maranhão para entender por que a ordem não havia sido cumprida.

COMO JOÃO GOMES VIVIA EM TERESINA?

Ainda conforme o g1, João Gomes chegou a receber o Auxílio Emergencial em 2021 e trabalhava como estivador. O irmão dele, no entanto, encontra-se em estado vegetativo por conta de um Acidente Vascular Cerebral e não foi cumprido o mandado de prisão contra ele. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES