O requerimento de autoria do deputado Francisco Limma (PT) que pede realização de audiência pública sobre o aumento “abusivo e abrupto nas passagens de ônibus por parte das empresas intermunicipais” foi aprovado na manhã desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Segundo a autoridade, o reajuste foi de cerca de 25% por parte das empresas e teve um impacto maior nos municípios que cercam a grande Teresina no raio de 100 km, dentre eles os que seguem: José de Freitas, União, Campo Maior, Lagoa Alegre, Demerval Lobão, Coivaras, Pau D'arco, Altos, Alto Longá e Monsenhor Gil.
Ele ainda explica que “tal intento visa proteger os direitos da classe trabalhadora e da população que foi surpreendida com um aumento abrupto no preço das passagens intermunicipais”.
Francisco Limma ainda teve aprovado o requerimento, endereçado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), que solicita a recuperação da ponte do povoado Piçarra, na zona rural do município de Matias Olímpio.
DR. MARCUS VINÍCIUS KALUME. O deputado teve a aprovação de 12 requerimentos de sua autoria. Para Floriano, ele cobrou extensão da rede de água, construção de passagem molhada, recuperação de estrada vicinal e pavimentação com calçamento. Para o município de Jerumenha, o parlamentar solicitou a instalação de lombadas, faixa de pedestre, obra de calçamento, construção de estrada vicinal, doação de trator e a perfuração de poços tubulares profundos.
Para Teresina, requereu que o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) faça obra de 400 metros de calçamento e construa uma ponte na Avenida Senador Petrônio Portela, nas proximidades da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
ELISÂNGELA MOURA. A parlamentar do PCdoB teve a aprovação de requerimentos que cobram o asfaltamento das ruas Uganda, São João, São Raimundo e dona Odete, no bairro Areias, em Teresina. O pedido de envio de ofício ao DER-PI solicitando a viabilização de 8 km de asfalto entre as comunidades Santa Maria e Bom Lugar, localizadas entre os municípios de Monsenhor Gil e Curralinhos, foi aprovado.
OFICIAIS – O deputado Evaldo Gomes teve a aprovação de pedido para a realização de sessão solene na Alepi, em data a ser marcada, em comemoração ao Dia Nacional do Oficial de Justiça.