Na manhã desta quarta-feira (17), as bandeiras do orgulho LGBTQIA + e Trans foram estendidas no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, em Teresina. A data corresponde ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, celebrado hoje em vários países.
De acordo com informações divulgadas pelo grupo Matizes, o dia 17 de maio é referência na luta pelos direitos da população LGBTQIA+, os dados estatísticos com relação à violência contra essa população no Brasil são bastante preocupantes.
Segundo relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o país é o líder mundial em assassinato de pessoas trans. O Brasil também é onde mais ocorrem assassinatos de LGBT nas Américas.
A defensora pública geral do Piauí Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, destaca o compromisso da Defensoria Pública em relação à garantia dos direitos da população LGBTQIA+.
“A Defensoria Pública é uma Instituição voltada para a luta e garantia dos direitos humanos e nesse contexto abraçar esta causa, inclusive com as bandeiras do arco-íris estendidas no nosso edifício-sede, nada mais é que a reafirmação desse nosso compromisso”, disse.