A juíza Basiliça Alves da Silva tomou posse como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22). Ela foi eleita por unanimidade no dia 1º de março de 2023. Promovida pelo critério de antiguidade, a juíza ocupará a vaga aberta pela promoção da então desembargadora Liana Chaib, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O ato foi conduzido pelo presidente da Corte, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, e realizado no gabinete da presidência. Promovida pelo critério de antiguidade, a nova desembargadora do TRT-22 foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 5 de abril.
Basiliça Alves toma posse como desembargadora do Tribunal do Trabalho | Foto: Divulgação
Quarta mulher a ser promovida ao cargo de desembargadora do TRT-22, Basiliça Alves destacou que a promoção é um reconhecimento aos 27 anos dedicados à magistratura. Para ela, os desafios, apesar das mudanças sociais e nas relações de trabalho, são similares aos existentes quando iniciou na carreira.
“O desafio continua o mesmo de 27 anos atrás, que é de se dedicar muito para atender aos anseios dos jurisdicionados”, disse.
Durante a posse administrativa, o presidente do Tribunal destacou a atuação da nova desembargadora como juíza de primeiro grau.
“Tenho um apreço pela doutora Basiliça, que foi sempre muito cordial e competente no exercício das suas atribuições como magistrada. O Tribunal ganha com a sua promoção”, pontuou.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Direito Constitucional e Tributário, Basiliça Alves da Silva ingressou no TRT-22 em 1996. Após atuar como juíza substituta, a magistrada esteve à frente das Varas do Trabalho de São Raimundo Nonato e Parnaíba, além da 4ª Vara de Teresina. Ultimamente, vinha atuando no segundo grau como juíza convocada.
A sessão solene de posse de Basiliça Alves está marcada para a próxima quinta-feira (20), às 16h30, no auditório Serra da Capivara.