A falta de oportunidades de emprego é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A busca por trabalho muitas vezes é árdua e frustrante, especialmente em momentos de crise econômica. Mesmo com qualificações e experiências, muitos profissionais enfrentam dificuldades para conseguir uma colocação ou organizar o próprio negócio. Esse é um dos temas que será trabalhado durante a Feira Beleza em Ação.
O evento está de volta ao Centro de Convenções de Teresina, seguindo a fórmula de sucesso que foi iniciada no ano passado. Nos dias 25 e 26 de abril, a partir das 17h, diversos serviços gratuitos, palestras, cursos profissionalizantes e ofertas exclusivas estarão disponíveis no pavilhão Cerrados (piso inferior) do espaço multicultural do CCT.
Diversas palestras sobre temas e áreas variadas estarão na programação do evento. Entre elas, a palestra "Comece pequeno, pense grande e cresça rápido", ministrada pela advogada Karine Barros. De acordo com a profisisonal, o tema dessa palestra surgiu para evitar que as pessoas ajam por impulso ou se frustem por esperar resultados imediatos dentro do empreendedorismo.
"Empreender é bem diferente de ser empresária, mas a união dos dois faz com que o negócio aconteça de forma mais saudável e sustentável. Quando ouvi essa frase ela me fez refletir e racionalizar e entender que a vontade de se preparar deve ser maior do que a vontade de vencer. Vencer é consequência de uma boa preparação", destacou.
Karine aponta que existe uma diferenciação entre os tipos de empreendedor. Ela explica, baseada em um artigo da IBC, que existem empreendedores por necessidade e outros por oportunidade.
O empreendedor por necessidade é aquele que decide investir em um negócio próprio porque a situação em que se encontra o acabou levando a isso. Em geral, o empreendedor por necessidade é aquela pessoa que estava desempregada há certo tempo e não consegue emprego.
O empreendedorismo por oportunidade, por sua vez, ocorre quando o empreendedor identifica uma determinada necessidade ou desejo na sociedade. Essa demanda cria a oportunidade para que esse empreendedor ofereça a solução que as pessoas pedem sob a forma de um produto ou serviço.
Advogada por formação, Karine ressalta que não entendia nada de empresa e vivia frustrada, pois o que sabia era advogar, porém não sabia gerenciar, não sabia como uma empresa funcionava. E, como a maioria das pessoas, queria resultados imediatos e sempre estava pensando em mudar de rota. "Eu entendi o quanto precisava levar para as pessoas a ideia de amar o processo, o passo a passo, o começar pequeno. Fui entendendo que precisamos sonhar, e sonhar grande, mas se eu só sonhar posso me frustrar, pois sonho sem ação é frustração, porém sonho com planejamento, ação é realização", disse.
Segundo a palestrante, o momento que vai acontecer no dia 25 no Centro de Convenções, vai direcionar as participantes a encontrar seu propósito, entender que ao decidir empreender é necessário ter persistência, paciência, resiliência, pensamento em longo prazo, coragem, vontade de aprender, humildade, dinamismo, bons relacionamentos interpessoais, criatividade, foco, liderança, organização, planejamento estratégico, entre outras competências.
Convido quem já é empreendedora, empresária, quem tem desejo em empreender e ser dona do seu próprio negócio, quem quer ter liberdade financeira, quer ter uma renda extra, quem quer ter qualidade de vida e resultados positivos a comparecer ao Centro de Convenções, participar da Feira da Beleza, no dia 25/04 a partir das 17 horas para um bate papo super especial.