Helton Carlos de Sousa Monteiro, de 40 anos, foi expulso do Corpo de Bombeiros do Piauí após ter sido submetido a um processo administrativo disciplinar por ter sido preso em flagrante com mais de 2 kg de cocaína e de pasta base, na BR-230, em Floriano, no dia 27 de setembro de 2023.
O Conselho de Disciplina, composto por oficiais da Corporação, manifestou-se favorável pela expulsão dele. Portanto, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Arimatéia Rêgo, determinou a exclusão dele dos quadros do Corpo de Bombeiros. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Piauí dessa quinta-feira (24).
RAZÕES POR TRÁS DA EXPULSÃO
A comissão argumentou que o envolvimento de Helton Carlos com o tráfico de drogas constitui transgressões disciplinares de natureza grave com ofensa aos valores e aos deveres dos militares. Além de apresentar incompatibilidade com a função militar estadual, ato atentatório à moralidade pública, probidade asministrativa e ato que afeta a honra pessoal.
RELEMBRE O CRIME
Helton Carlos de Sousa Monteiro, que fazia parte do Corpo de Bombeiros do Piauí há 10 anos, foi preso em flagrante no dia 27 de setembro de 2023, quando estava na direção de um carro SUV e foi abordado pela pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante a abordagem, ele demonstrou nervosismo e alegou que saiu de Petrolina, no Pernambuco, com destino à Floriano. Durante as buscas no carro, foi encontrada um saco preto e ele disse que era um tênis, mas quando os policiais abriram, encontraram dois tabletes de cocaína e pasta base.
Ele transportava também o pai e a mãe, que testemunharam a prisão do filho.
Durante depoimento, Helton alegou que transportou a droga para um amigo de longa data, chamado Julierme, que estava integrando a organização criminosa Bonde dos 40.