Inovação, desenvolvimento e tecnologia, estes são apenas alguns dos adjetivos para definir a parceria entre o Cais Hub e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O termo de colaboração entre as instituições foi assinado na última sexta-feira (14) e representa um grande passo para o crescimento da inovação e do empreendedorismo em Parnaíba.
Com essa união, Cais e UFDPar se comprometem a levar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a incubadora da UFDPar para trabalhar diretamente no Cais. Essa parceria visa investir e apoiar universitários com ideias inovadoras, oferecendo espaço e todo o suporte necessário para que essas ideias possam obter investimento e sair do papel.
OPORTUNIDADES
O empresário Daniel Guimarães, que investe no nicho de Hub de startups no litoral piauiense, destaca que a empresa tem como objetivo abrir portas para os diversos setores que atuam na região. Segundo ele, a Cais vive um momento histórico ao firmar parceria com a UFDPar.
“Primeira parceria do Cais Hub, que é um Hub de inovação e tecnologia aqui em Parnaíba, que tem como objetivo conectar empreendedores e startups com universidades, fundações, empresários, empresas maiores e até com anjos investidores. Então é um ecossistema para dar suporte a transformação digital que está acontecendo no mundo, que acontece em Parnaíba e a UFDPar está aqui firmando com a gente hoje essa parceria da primeira universidade que vai compor o cais”, disse.
INOVAÇÃO
No Cais, essas startups e empresas universitárias terão acesso a mentorias, capacitações e networking, essenciais para o desenvolvimento e escalabilidade dos seus negócios. Em breve, outros acordos de parceria com universidades, fundações, ICTs e empresas serão divulgados, fortalecendo ainda mais o ambiente propício para o crescimento do empreendedorismo local e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Parnaíba.
João Paulo Macedo, reitor da UFDPar, destaca que a parceria com a empresa Cais vai ser fundamental para o desenvolvimento, inovação e pesquisa na cidade de Parnaíba. De acordo com João, a presença da universidade vai possibilitar que parte dessa inovação seja usada para responder os anseios da sociedade.“Esse momento para nós da UFDPar é fundamental, porque a universidade se coloca nesse lugar de estratégia para região, no sentido que a gente contribua diretamente com a sociedade, seja com as políticas públicas, seja com o setor privado, na busca do desenvolvimento de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, junto ao ecossistema de inovação aqui de Parnaíba”, disse.