No último sábado (28), São João do Piauí, no sul do estado, registrou a maior temperatura do país, atingindo 41,4 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse valor foi igualado em Alto Parnaíba, no Maranhão.
Além disso, outras cidades piauienses ficaram entre as mais quentes do Brasil. Em Oeiras, os termômetros alcançaram 41,3 °C, enquanto em Alvorada do Gurguéia, a máxima foi de 40,4 °C. Em Teresina, a capital, a temperatura ficou abaixo desse patamar, com máxima de 37,7 °C.
Outro problema além do calor intenso é a baixa umidade do ar que atinge várias regiões do estado. O Inmet emitiu um novo alerta neste domingo (29), informando sobre o risco potencial para 180 municípios, com a umidade relativa do ar podendo variar entre 30% e 20%. Isso aumenta as chances de incêndios florestais e representa riscos à saúde da população.
A umidade baixa, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entra em estado de alerta quando fica entre 20% e 30%. Essa condição pode causar desconfortos como irritações nos olhos, ressecamento da pele e problemas respiratórios. Com isso, o Inmet reforça a importância de cuidados especiais nesse período, para mitigar os efeitos adversos desse clima.