Campanha ajuda a escolher nome de peixe-boi resgatado por projeto do Piauí

O animal estava sob os cuidados de biólogos da base do Projeto Peixe-Boi, situado no município de Cajueiro da Praia, litoral piauiense.

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Projeto Peixe-Boi-Marinho, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou nas redes sociais da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (APA) uma campanha para escolher o nome de um filhote de peixe-boi que foi encontrado na Praia da Travosa, nos Lençóis Maranhenses.

Desde o dia 28 de março, o animal estava sob os cuidados de biólogos da base do Projeto Peixe-Boi, situado no município de Cajueiro da Praia, litoral piauiense. Nesta quarta-feira (5), o filhote foi transferido de avião para Recife, Pernambuco, onde continuará em processo de reabilitação.

O filhote foi tranferido de avião para Recife (Foto: Projeto Peixe-Boi)

Biólogos criaram uma campanha para escolher o nome do filhote. Entre as opções estão:

Amaro: homenageia os moradores e o local onde foi resgatado o filhote: dentro de uma lagoa em Santo Amaro do Maranhão. Além disso, temos o milagre do santo Amaro: ele salvou, caminhando sobre as aguas, um companheiro que se afogava em um lago. Nos remete à própria sobrevivência do filhote

Naurú: de origem tupi, significa guerreiro e foi sugerido devido a resiliência e luta do filhote para se manter vivo; Os relatos afirmam que o filhote encalhou sucessivas vezes e permaneceu por longo tempo em uma lagoa. Após o resgate, ele tem reagido bem aos cuidados.

Rotinha: faz alusão ao local de nascimento do Peixe-Boi e ao seu deslocamento para o Piauí após o resgate. Percorrendo assim, parte da Rota das Emoções, um circuito turístico que engloba Maranhão, Piauí e Ceará.

Sante: também faz homenagem aos moradores de Santo Amaro. Quem é de Santo Amaro do Maranhão é reconhecido como Sante.

Peixe-boi resgatado por projeto do Piauí (Foto: Projeto Peixe-Boi)

Problemas na estrutura

Nesta semana, uma fiscalização feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) encontrou problemas na estrutura física da base onde funciona o projeto Peixe-Boi. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio/APA Delta do Parnaíba. 

O relatório realizado pelo Crea aponta que a estrutura está comprometida, com risco de desabamento. Um documento deve ser encaminhado para Brasília, onde funciona a sede do ICMBio, para arrecadar recursos do governo federal para a realização da reforma.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES