A 2ª edição do Programa “Acolher Tá ON” foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) na praça Pedro II, em Teresina. Elaborado pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (CENDFOL-PI), o programa tem o propósito de acolher, prevenir o uso abusivo de drogas e a redução de danos causados à população em situação de rua do Piauí.
O coordenador geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos falou da iniciativa e destaca os encaminhamentos realizados para Comunidades Terapêuticas
“Pretendemos com essa iniciativa dar uma atenção especial a essa população que está em situação de rua, iniciando em Teresina, para posteriormente a gente tentar avançar em outras cidades do Piauí e a ideia da gente é se aproximar dessas pessoas para buscar o tratamento adequado a elas. Na primeira edição destacamos os encaminhamentos de duas pessoas para Comunidades Terapêuticas e outras quatro que pediram providências da Cendfol para sair da situação de rua”, mencionou Tiago.
O Acolher tá ON conta as parcerias da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (SEJUS-PI) através do Escritório Social, Secretaria de Estado da Segurança (SSP-PI) por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Sindilojas e a Associação Pão Nosso.
Durante o programa, foram dadas orientações sobre os malefícios das drogas, cuidados com a saúde bucal; verificação de pressão arterial e glicemia; preenchimento de formulários para a aquisição de documentos de identificação e consultorias jurídicas; Emissão de RG; distribuição de Kits higiênicos e alimentos.