Cerca de 18 famílias deixam suas casas após cheia dos rios Longá e Marataoan

A Prefeitura de Esperantina deve decretar situação de emergência ainda nesta quarta-feira (10). No município, 13 famílias estão abrigadas em escolas.

O rio Longá, em Esperantina, está atualmente com 65 cm acima da cota de inundação | Defesa Civil de Esperantina
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pelo menos 18 famílias tiveram que deixar suas casas após a cheia dos rios Longá e Marataoan, nas cidades de Esperantina e Barras, no Norte do Piauí.

O QUE ACONTECEU: Os rios estão acima da cota de inundação desde segunda-feira (8). Cerca de 18 familías ribeirinhas das cidades de Esperantina e Barras começaram a deixar suas casas após invasão da água. 

ESPERANTINA: Segundo o boletim mais recente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Longá, em Esperantina, está atualmente com 8,05 m, chegando a 65 cm acima da cota de inundação (7,40 m). A tendência de momento é que o rio tenha leve elevação nas próximas 8 horas.

Cheia do rio Longá, em Esperantina (Foto: Defesa Civil)

BAIRROS MAIS AFETADOS: Nessa cidade, são 13 famílias desalojadas, segundo a Defesa Civil Municipal. Os bairros mais afetados pelas cheias em Esperantina são Nova Esperança, Pedreira e Batista de Amorim, que ficam nas proximidades dos rios. A Prefeitura disponibilizou três escolas municipais para servirem abrigo para as famílias.

Cheia do rio Longá, em Esperantina (Foto: Defesa Civil)

"As famílias estão sendo encaminhadas para abrigos provisórios, que são as escolas da rede municipal e recebendo total assistência médica, alimentar e apoio dos profissionais da Assistência Social, no intuito de minimizar os danos causados pelas enchentes", diz um comunicado da Prefeitura de Esperantina.

Cheia do rio Longá, em Esperantina (Foto: Defesa Civil)

Um decreto de emergência deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (10). O documento será encaminhado à Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc-PI) e ao Ministério do Desenvolvimento Social.

BARRAS: Já em Barras, cinco famílias deixaram suas casas por conta da cheia do rio Marathaoan. Na cidade, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,55 metros, 35 cm acima da cota de Inundação (4,20 m), devendo sofrer pequena elevação nas próximas 8 horas. 

O prefeito de Barras, Edilson Capote, promoveu reunião com o Secretário de Estado de Defesa Civil, Nerinho, e Corpo de Bombeiros para definir estratégias de ações para ajudar as famílias que tiveram as casas invadidas pela água.

DEMAIS RIOS: Em Timon/MA – Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,99 m, portanto acima da cota de Atenção (4,90 m), devendo permanecer em lenta recessão nas próximas 8 h, podendo chegar em valores em torno de 4,94 m, mantendo-se em Atenção.

Na cidade de Coelho Neto, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,70 m, em condição de Atenção, com o rio apresentando tendência de elevação do nível. É previsto que o seu nível chegue a valores da ordem de 6,86 m nas próximas 16 horas, ficando ainda acima da cota de Atenção (6,50 m).

Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,59 m, 59 cm acima da cota de Alerta (5,00 m), com a tendência de o rio permanecer em elevação lenta nas próximas 12 h, com nível previsto da ordem de 5,62 m, ainda abaixo da cota de Inundação (5,70 m), permanecendo em situação de Alerta.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II (3478900), localizada em Teresina/PI, é de 5,81 m. O rio está em recessão lenta e deve atingir valores da ordem de 5,78 m nas próximas 10 horas, ainda em condição de normalidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES