O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, participou da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, nesta terça-feira (7), em Teresina. Em entrevista à imprensa, o secretário destacou a parceria estabelecida com o TJ e os desafios no combate à criminalidade no Piauí.
“A parceria com o Tribunal de Justiça tem sido fundamental para as operações, a agilidade da Central do Inquéritos, o projeto de recuperação de celulares, em grande medida, ele também foi sucesso porque o Poder Judiciário do Piauí abraçou a ideia. E temos outros tantos projetos, mas o principal é dar continuidade ao julgamento dos processos. O desembargador Aderson, e o desembargador Erivan [Lopes], que vai ser o corregedor, já sinalizaram que vão manter essa parceria com o Poder Executivo”, assegurou.
Sobre projetos futuros, Chico Lucas destacou desafios que ainda devem ser enfrentados e que contará com o apoio do Poder Judiciário.
“O governador vai levar para a Assembleia um pacote [de medidas para combate à criminalidade]. A gente já fez o pacto pelos municípios e a gente quer trabalhar nos eixos de combate à criminalidade, combate às facções, controle do trânsito e também algumas questões de violência de gênero. No Piauí, o índice de feminicídios foi o único que a gente não conseguiu reduzir, infelizmente. E isso é uma coisa que nós todos precisamos discutir, porque a nossa cultura ainda é machista e pratica violência contra a mulher”, afirmou.