Em vídeos feitos por populares mostram uma rua na cidade de Riacho Frio, no Sul do Piauí, destruída e uma região do município alagada, após fortes chuvas. Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de chuvas intensas para as regiões Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste piauiense.
OS ALERTAS
Conforme o órgão, os dois avisos são: alerta amarelo para chuvas intensas, grau de perigo potencial, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, até esta terça-feira (12), às 10h; e o alerta laranja de chuvas intensas com grau de perigo, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, também até amanhã.
O QUE ESTÁ CAUSANDO AS CHUVAS
A Climatologista e coordenadora da sala de monitoramento e previsão de eventos climáticos extremos da Semarh, Sara Cardoso, explicou que está provocando as ocorrências de chuvas. Ela ainda destacou que o Sul do estado está na pré-estação chuvosa, e que o fenômeno será mais recorrente a partir deste mês.
“O sistema que explica a formação dessas nuvens com essa potencial de chuvas é uma frente fria que, adentrou o território nordestino pela Bahia, empurrou esta umidade para dentro do território piauiense. E aí a possibilidade desses acumulados em municípios do Sudoeste, Sudeste e ali também municípios que fazem divisa com Pernambuco”, disse a climatologista.
RISCOS E COMO SE PROTEGER
Sara ressaltou que os maiores acumulados serão registrados até esta quarta-feira (13). Diante das ocorrências, o INMET afirmou haver chances de interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, os alertas precisam ser levados a sério porque, segundo ele, são indicativos de risco, não é apenas uma previsão de tempo.
"E muita atenção para a data e vigência do alerta. Utilize todos os meios necessários para garantir a sua segurança. Evite buscar abrigos debaixo de árvores. Evite estar em áreas descampadas como campos de futebol, clubes, piscinas e açudes. Obedeça aos critérios de segurança para que você possa ter uma condução segura nas estradas e na sua residência”, conta Werton.
CIDADES PIAUIENSES FICAM ENTRE OS MAIORES VOLUMES DE CHUVA DE TODO O BRASIL
O Instituto Nacional de Metereologa divulgou os maiores volumes de chuva nas últimas 24h, até às 8h de hoje (11). Dentre as cinco cidades do ranking, os municípios piauienses, Corrente e São João do Piauí, ficaram entre a 4° e 5° posição, respectivamente.
- 🌧️ Grajaú (MA): 137,6 mm
- 🌧️ Senhor do Bomfim (BA): 96,6 mm
- 🌧️ Euclides da Cunha (BA): 92,8 mm
- 🌧️ Corrente (PI): 77,2 mm
- 🌧️ São João do Piauí (PI): 54,4 mm