Cidades piauienses apresentam temperaturas acima de 41°C; Veja quais

A SEMARH informou que 208 municípios estão em alerta amarelo, perigo potencial de baixa umidade, e 114 em alerta laranja, perigo.

Cidades piauienses apresentam temperaturas acima de 40°C. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista das maiores temperaturas registradas até as 15h desta segunda-feira (25), em todo o Brasil. O Piauí não ficou de fora! Duas cidades do sul do estado apontaram temperaturas acima de 41°C, ficando em terceiro e quinto lugar. Além disso, o instituto emitiu dois alertas de baixa umidade para parte do território piauiense. 

O Brasil continua sob o domínio de um intenso calor, com temperaturas que fazem os termômetros dispararem durante a última semana de setembro. Na capital de Mato Grosso, Cuiabá, a previsão é de que os termômetros continuem atingindo a marca de 43ºC nesta terça-feira (26).

CONFIRA A LISTA:

  1. São Romão (MG): 43,0°C
  2. Porto Murtinho (MS): 42,8°C
  3. Oeiras (PI): 42,4°C
  4. Três Lagoas (MS): 42,0°C
  5. Picos (PI): 41,6°C
  6. Nova Porteirinha-Janaúba (MG): 41,6°C

Segundo apontado pelos meteorologistas, é frequente que ocorram períodos mais quentes no final do inverno, porém, a atual onda de calor intensa é resultado da conjunção da influência do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com os efeitos das mudanças climáticas globais.

BAIXA UMIDADE

A Secretária Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) informou que  208 municípios estão em alerta amarelo, perigo potencial de baixa umidade, e 114 em alerta laranja, perigo. As áreas afetadas possuem maior risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

Regiões afetadas pelo perigo potencial: Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense e  Norte Piauiense; Perigo: Sudeste Piauiense e Sudoeste Piauiense. Diante da situação, o instituto informou as instruções para a população seguir: beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

“A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) vem por meio deste informar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e interessados, que  às 10h da manhã foi emitido alerta amarelo (Perigo potencial de baixa umidade) e laranja (Perigo) para o estado do Piauí, com início previsto para às 11h”, disse boletim. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES