Na tarde desta terça-feira (30), a Clínica Veterinária Popular, em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi interditada. De acordo com a Polícia Civil, o local é suspeito de ter descartado cerca de 20 animais mortos, sendo oito cães e doze gatos, dentro de sacos plásticos numa calçada do entorno do terminal rodoviário na última quarta-feira (24). A informação foi confirmada ao MeioNorte pelo delegado Ayslan Magalhães, da 2ª Delegacia Seccional do município.
No dia, um funcionário que limpava o local encontrou os animais: adultos e filhotes, alguns deles com fraldas e marcas de cirurgia, e acometidos com viroses, cinomose, AIDS Felina, que segundo o delegado, são viroses altamente contagiosas.
"Representando pela busca e apreensão de documentos e pela suspensão da atividade comercial até a regularização às normas ambientais, de saúde pública e de relações com o consumidor", disse o delegado Ayslan Magalhães.
Cães e gatos são achados mortos em sacos de lixo em Parnaíba | FOTO: Reprodução
O presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Fabrício Araújo, levantou a hipótese de que o descarte tenha sido feito por uma clínica clandestina que “infelizmente existe, já tem atuação no mercado”.
“Esses animais estavam com marcas de cirurgia de acesso a soro, deixando a entender que foram vítimas de alguma clínica clandestina aqui na nossa cidade [...] A partir do momento em que tivemos conhecimento dos fatos, nos dirigimos ao local, acionamos a Polícia Civil, os peritos, e o Zoonose, que faz o controle dessas situações”, relatou Fabricio Araujo à Rede Meio Norte.
Além da Polícia Civil, a Comissão dos Direitos dos Animais da OAB e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí estiveram na clínica fazendo a fiscalização. "Em busca de resultados sobre os animais, os gatos e cachorros que foram encontrados na lixeira da rodovia de Parnaíba", afirmou Fabrício Araújo.