A Polícia Militar, através da Força Tática do 22º Batalhão, realizou na madrugada deste sábado (29), apreensão 3 armas de fogo e munições, além de uma porção de entorpecentes, durante rondas no Morro do Galo, na região da Vila Paraíso, bairro Santo Antônio, na zona Sul de Teresina.
A ação policial aconteceu nas proximidades do Posto de Comando da PM que foi montado na área, por volta das 1 hora da manhã. Diante de uma denúncia anônima, a equipe localizou as armas e a droga deixadas em uma área de vegetação conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes.
A região segue recebendo uma intensificação na segurança com mais abordagens e rondas policiais.
“Essa ação se deu pelo policiamento maciço, dessa operação implementada pelo DGO. Existem dezenas de viaturas saturando o local onde a quadrilha que lá opera na venda de entorpecentes, ela está se sentindo pressionada. O que eles fazem, como modos operandi: eles entregam alguma coisa para ver se a PM se retira do local, como se a polícia se desse por satisfeito e encerre a operação, coisa que não acontece e nem vai acontecer. Como é uma área de mata e é uma ribanceira muito alta, não foi possível visualizar e prender quem colocou esse armamento nesse local, mas foi feita a apreensão”, destaca o major Samuel, comandante do 22º BPM.
As armas apreendidas foram: uma pistola cal. 765, com quatro munições no carregador; rifle cal. 38, sem numeração e um arma, tipo pistola, de fabricação caseira. A ocorrência foi devidamente gerada e encaminhada para a Central de Flagrantes de Teresina.
Posto de Comando da Vila Paraíso
A Secretaria de Segurança Pública, através do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar do Piauí, instalou um novo Posto de Comando em Teresina nesta sexta-feira (28). Após a base montada na Vila Mocambinho, o reforço policial foi montado entre as vilas São José e Paraíso, na região do grande Promorar, na zona Sul da capital, área que corresponde ao 22° Batalhão.
De acordo com o coronel Galvão, chefe do DGO, o Posto de Comando contará com quase o dobro do efetivo da região, com rondas e abordagens para coibir a criminalidade na área e garantir segurança para os moradores locais.
"Como a gente sempre faz, os nossos planejamentos é feito em cima das estatísticas, dentro das informações que a inteligência passa para a gente. E essa vila, a Vila Paraíso, a gente percebe que precisa que a gente dê uma intensificada no reforço com as nossas especializadas, com as nossas outras unidades, para que possamos ali fazer mais blitzes, mais abordagens, saturar realmente para que a população de bem esteja protegida e tirar daquele local essas pessoas que insistem cometer crimes e tornar mais difícil a vida do cidadão de bem", destaca.
A base da PM na Vila Mocambinho foi desinstalada após uma semana de policiamento ostensivo e preventivo na área, após ter sido analisado e entendido que o objetivo foi alcançado.