A estação mais colorida do ano começa no Brasil no domingo (22), às 9h44 (horário de Brasília), com previsão de clima seco predominante até meados de novembro, segundo o Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
TEMPO QUENTE E SECO
A chegada da primavera no Piauí é marcada pela beleza dos ipês amarelos, roxos, rosas e brancos, que espalham tapetes de pétalas pelas ruas. No entanto, nem tudo são flores. Em entrevista ao Meio News, o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, alertou que o estado enfrentará condições climáticas típicas do B-R-O Bró, mas com maior intensidade.
"Teremos uma primavera muito parecida com a do ano passado, mas será ligeiramente mais quente e seca no início", explicou o especialista.
Previsão de chuvas
De acordo com o prognóstico para a estação, divulgado pelo INMET, as chuvas podem superar a média em áreas isoladas, como Acre, Roraima e sudoeste do Amazonas, na Região Norte; sudeste da Bahia, no Nordeste; e no Rio Grande do Sul, na Região Sul. No Piauí, o período chuvoso deverá começar mais tarde, já próximo ao final da estação, em dezembro.
"Os primeiros dias da primavera serão marcados por calor e seca intensos. No entanto, há previsão de chuvas fortes, acompanhadas de alta concentração de descargas elétricas e ventos, devido ao fator termodinâmico, ou seja, o acúmulo de calor", ressaltou Werton Costa.
Impacto nas demais regiões
A qualidade e o volume de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul dependerão da umidade trazida pela Amazônia. O INMET alerta que, durante o início da primavera, o sul do Amazonas, uma área com alto índice de focos de incêndio, continuará enfrentando seca e incidência de queimadas até pelo menos outubro.
Fenômeno El Niño
O fenômeno climático El Niño deve se iniciar no Brasil ainda em setembro, com 58% de probabilidade de ocorrência até novembro. No trimestre de outubro a dezembro de 2024, essa chance aumenta para 60%.