Raimundo Nonato Alves da Silva, de 60 anos, foi preso na cidade de Crateús, no Ceará, no último sábado (14). Ele foi condenado em 2019 pelo assassinato do ex-prefeito de Altos César Augusto Leal Pinheiro, no Piauí.
A captura foi realizada após policiais militares do Piauí localizarem Raimundo e acionarem as forças policiais do Ceará, que efetuaram a prisão no endereço indicado.
O condenado estava foragido desde novembro de 2021, quando a decisão judicial transitou em julgado — ou seja, tornou-se definitiva, sem possibilidade de recursos. Na ocasião, a Justiça determinou a sua prisão.
Natural de Crateús, Raimundo trabalhava na cidade como segurança particular. Ele deve agora iniciar o cumprimento da pena de 18 anos e 9 meses de prisão.
Crime foi planejado
O assassinato ocorreu em 1996, período em que César Leal exercia o mandato de prefeito. Ele era pai de Patrícia Leal, ex-prefeita do município de Altos. O crime aconteceu na residência da vítima, onde César foi morto com cinco tiros na cabeça, na frente de seus familiares.
De acordo com o Ministério Público, Raimundo Nonato teria sido contratado para executar o crime por R$ 50 mil. As investigações foram conduzidas pelo 14° Distrito Policial.
Em 2016, Antônio Orlando da Silva, vice-prefeito na chapa de César Leal, foi a julgamento no Tribunal do Júri sob a acusação de ser o mandante do crime. No entanto, apesar de os jurados reconhecerem a autoria, ele foi absolvido durante o julgamento.