Na manhã desta quarta-feira (31), um condomínio residencial localizado na região do Grande Dirceu, foi notificado por fiscais da Gerência de Controle e Fiscalização (GCF), da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste. A ação se deu após um homem ter sido flagrado descartando lixo de forma inadequada na lateral do empreendimento, que passou por uma limpeza dois dias antes.
De acordo com o superintendente da SAAD Sudeste, Vani Queiroz, cerca de 160 trabalhadores estão atuando na região fazendo o trabalho de limpeza em avenidas, ruas, praças, áreas verdes, galerias e ainda nos postos de coleta regulamentados pela superintendência. Segundo a gestora, todas as vias que passaram por limpeza nos últimos dias, estão recebendo a visita dos fiscais para notificar e multar aqueles que despejam lixo e entulhos nos locais.
“Os fiscais estão percorrendo essas regiões em veículos não caracterizados, isso porque algumas pessoas que já são acostumadas a sujar a cidade, conhecem os veículos que prestam serviço para a SAAD. Essa é uma decisão que não queríamos estar tomando, porém achamos necessário, pois não é normal se limpar uma mesma área três vezes ao longo de uma semana, fato que acaba prejudicando os outros pontos aqui da zona Sudeste”, disse.
Maura Raquel, líder comunitária e residente do bairro Parque Ideal, acha justa a decisão da PMT de multar aqueles que sujam a cidade. Ela conta que as ruas da região onde ela mora começaram a receber as equipes de limpeza, e que os locais limpos já voltaram a ficar sujos.
“Nós tínhamos ruas com muito mato e lixo, mas no início desta semana, as equipes vieram e deixaram tudo limpo, porém dois dias depois já notamos pontos de lixo. Isso não é justo, estamos vendo que a prefeitura está fazendo sua parte, porém algumas pessoas não ajudam”’, destacou.