Consumidores de povoado do Piauí são prejudicados por balanças falsificadas em mercados

Fisscais do setor da Metrologia do Imepi realizaram apreensão das balanças em comércios e feiras livres da região

Balanças apreendidas | Imepi
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dez balanças de pesagem falsificadas foram apreendidas nesta terça-feira (5), no povoado Chapadinha Sul, em Teresina e na cidade de Lagoa do Piauí. Segundo o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), os equipamentos estavam causando prejuízos os consumidores no momento da pesagem dos produtos.

Newton Júnior, Jorge Fiel e Antônio Pedro, fiscais do setor da Metrologia do Imepi, realizaram apreensão das balanças em comércios e feiras livres da região. Segundo o Imepi, os equipamentos são importados e não contam com selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Ação do Imepi/Foto: Imepi

CONSUMIDORES GASTAM MAIS

 O instituto ressaltou que o peso que aparecia na tela não correspondia ao do item e o consumidor terminava pagando mais do que devia. O material foi retirado de circulação e os comerciantes envolvidos autuados.

COMO IDENTIFICAR

Ainda conforme o Imepi, uma balança pode ser considerada falsificada quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do Inmetro. Por isto, caso a população desconfie de alguma ação irregular, o Imepi disponibiliza um canal de atendimento para denúncias, dúvidas e sugestões pelo WhatsApp da ouvidoria do órgão: (86) 99456-1921.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES