Na última quinta-feira (21), em Teresina, foi formalizado um convênio no valor de R$ 31,4 milhões destinado à construção de uma Maternidade e à reforma do Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN) na cidade de Floriano, sede da Macrorregional de Saúde dos Cerrados, que atende uma população de quase 700 mil pessoas.
O deputado federal Dr. Francisco, responsável pela obtenção dos recursos junto ao Ministério da Saúde, expressou sua satisfação ao afirmar que esta obra representa a conclusão do projeto de ampliação da rede e descentralização dos serviços de saúde no Piauí. Ele destacou outras iniciativas no estado, como a entrega de uma nova maternidade em Teresina, a conclusão do novo hospital em Picos e os planos para a ampliação do hospital em Parnaíba.
Os recursos federais serão direcionados pelo Governo do Piauí para a construção de uma estrutura de mais de 5 mil metros quadrados, abrangendo a Maternidade, a ampliação do centro cirúrgico do hospital (com 7 salas), policlínica, farmácia, central de material esterilizado, unidade de nutrição e dietética, almoxarifado, lavanderia e vestiários.
Atualmente, o Hospital Regional Tibério Nunes já está passando por reformas realizadas pelo governo estadual, com recursos também viabilizados pelo deputado Dr. Francisco. Com este novo convênio, espera-se licitar e realizar uma obra mais abrangente, proporcionando a Floriano uma oferta expandida de serviços de saúde com maior qualidade, conforme destacado pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz.
O deputado ressaltou o apoio do ministro Wellington Dias e do governador Rafael Fonteles na obtenção dos recursos, agradecendo também à sensibilidade do presidente Lula e da ministra Nísia Trindade, que reconheceram a importância do hospital para a região. Ele não deixou de mencionar o esforço conjunto das lideranças locais, vereadores, do deputado Marcus Vinícius e da equipe da Secretaria Estadual de Saúde na elaboração e apresentação do projeto.