A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, combateu um incêndio de grandes proporções, na terça-feira (05), no município de Manoel Emídio, região Sul do Estado.
O incêndio atingiu seu ponto mais crítico durante todo o dia de ontem, sendo controlado durante a noite. O fogo atingiu uma área de 400 hectares, entre mata nativa e pastagens, na localidade Maravilha, zona rural do município.
Segundo o subtenente Genilton Soares, “durante a madrugada o incêndio foi controlado e continuamos monitorando o local até o fim da operação”, afirmou. Ainda não se sabe as causas que originaram o incêndio.
Conforme os bombeiros, para combater o fogo foram utilizados bombas costas e abafadores.
Órgãos do Estado intensificam ações para evitar queimadas e risco de incêndios
A Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública estão adotando ações conjuntas para prevenir queimadas e orientar a população para os riscos de incêndios diante do aumento da temperatura e a queda da umidade do ar.
A iniciativa envolve campanhas de conscientização e contenção de focos de incêndio, além de medidas para identificar e punir eventuais responsáveis por incêndios criminosos. O Governo do Estado está divulgando campanha publicitária nas TVs e emissoras de rádio, com orientação sobre medidas que a população deve adotar para prevenir e evitar incêndios.
Há uma semana o governador Rafael Fonteles reuniu representantes das secretarias e determinou medidas para prevenir as queimadas e para orientar a população sobre os riscos de incêndio. A orientação dele é que essas ações sejam intensificadas agora, a partir de setembro, quando a temperatura tende a aumentar ainda mais.
A Secretaria de Defesa Civil estuda a ampliação de núcleos de brigada contra incêndios e a Secretaria de Meio Ambiente lançou canal de atendimento da Coordenação de Incêndios Florestais, que tem o intuito de prestar socorro e denúncias de queimadas ilegais. O número para o atendimento via WhatsApp é (86) 9 9421-6693.