Na manhã desta segunda-feira (5), o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP-PI) recebeu uma comissão formada por representantes dos aprovados no concurso público de 2023 para discutir a suspensão do início do curso de formação de soldados.
A reunião, realizada no Quartel do Comando Geral, em Teresina, contou com a presença do Subcomandante-Geral, Coronel José Veloso, e da Chefe de Gabinete, Tenente-Coronel Najra, que representaram o Alto Comando da corporação.
Conforme o Subcomandante, a reunião teve como objetivo discutir a situação com os aprovados e mostrar à sociedade piauiense que o Governo do Estado e a corporação estão atentos e dispostos a debater as razões da suspensão, buscar soluções e garantir os direitos dos candidatos.
SUSPENSÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO
A principal pauta da reunião foi a suspensão do curso de formação, previsto para iniciar em janeiro de 2025. Na ocasião, o Coronel José Veloso explicou que a suspensão ocorreu devido a questões orçamentárias e judiciais.
"Apesar de termos realizado um concurso público com grande número de candidatos, a demanda por recursos financeiros e problemas judiciais que surgiram ao longo do processo comprometeram a qualidade do curso de formação. Isso poderia prejudicar ainda mais os próprios alunos. No entanto, estamos trabalhando minuciosamente junto à Secretaria de Segurança Pública para encontrar, o mais breve possível, uma solução para todos os envolvidos", detalhou.
O Coronel José Veloso destacou que a corporação mantém diálogo constante com o Governo do Estado e outras entidades para resolver o problema. "Estamos empenhados em garantir que os aprovados possam iniciar o curso de formação o mais rápido possível, sempre respeitando os limites orçamentários e estruturais", ressaltou.
PRÓXIMOS PASSOS
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí comprometeu-se a informar oficialmente os candidatos sobre qualquer avanço na situação da suspensão e no novo cronograma para o curso de formação. A expectativa é que uma solução seja apresentada até o final de janeiro de 2025, com a retomada das atividades no primeiro trimestre do ano.
A comissão dos aprovados acompanha o caso e mantém diálogo com a corporação para assegurar os direitos dos candidatos e a realização do curso de formação em prazo razoável. O concurso de 2023 do Corpo de Bombeiros do Piauí ofereceu 400 vagas para soldado, com etapas de provas objetivas, testes físicos, avaliação psicológica e formação.