A partir de agora, o Piauí conta com uma nova estratégia de logística que promete agilizar a distribuição de medicamentos e insumos hospitalares. O Centro de Distribuição Unificado (CDU), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), localizado em Teresina, será o ponto central de um serviço de Operação de Logística de Suprimento In House, realizado em parceria com os Correios. Essa iniciativa busca garantir mais eficiência e rapidez na entrega de medicamentos para hospitais em todo o estado.
O QUE ACONTECEU
A parceria, firmada entre o governo do Piauí e os Correios, centraliza a aquisição de materiais e medicamentos, permitindo que a distribuição seja feita de forma otimizada e com menos desperdício.
Entre as principais responsabilidades dos Correios no processo estão as atividades de intralogística no almoxarifado da Sesapi, como o recebimento de carga, descarregamento de veículos, recondicionamento, armazenamento, manuseio de materiais e separação de pedidos (Picking), além de embalagem para despacho (Packing).
O governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, marcaram presença na visita ao CDU. Segundo eles, a colaboração com a maior empresa de logística da América Latina trará benefícios diretos à população, tanto no setor da saúde quanto na educação.
"É um passo importante. O governador Rafael aceitou essa parceria com os Correios e isso tem tudo para melhorar ainda mais nossos serviços. O Ministério da Defesa Social participa, porque isso ajuda nas condicionalidades", pontuou.
Programa Medicamento em Casa
Outro ponto de destaque é o impacto positivo dessa parceria na vida dos pacientes cadastrados no Programa Medicamento em Casa, que passarão a receber seus medicamentos diretamente em domicílio. Por meio da Farmácia do Povo, o Piauí disponibiliza a entrega gratuita de mais de 100 tipos de medicamentos usados no tratamento de doenças como asma, diabetes, lúpus, fibrose cística e hipertensão.
“A iniciativa possibilita que os pacientes recebam em casa medicamentos essenciais para o tratamento de diversas doenças, facilitando o acesso ao cuidado contínuo”, explicou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Durante a visita ao CDU, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que a nova parceria é uma demonstração do compromisso da estatal com a inovação e a melhoria dos serviços públicos. “Estamos aqui para trazer ganhos ao governo, economizar recursos, controlar melhor os estoques, e, acima de tudo, servir melhor à população do Piauí. Nossa gestão nos Correios está focada em inovar e garantir mais eficiência e agilidade nas entregas de insumos importantes para os cidadãos.”
PARCERIA COM A SEDUC
Além do setor de saúde, a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) também firmou parceria com os Correios para a organização e modernização do almoxarifado da Seduc, visando otimizar o controle de entrada e saída de itens, inventário e logística de entrega de equipamentos às escolas.
“Estamos inserindo recursos tecnológicos nesse controle e contando com a expertise dos Correios para garantir que os equipamentos e materiais cheguem de forma eficiente às nossas escolas, contribuindo para a transformação da educação no Piauí”, afirmou o secretário de Educação, Washington Bandeira. Ele enfatizou que a parceria é essencial para a revolução educacional no estado, que está investindo na implementação de escolas em tempo integral e no ensino profissionalizante.
Ao final da visita, o secretário de Saúde, Antônio Luiz, ressaltou que o trabalho em parceria com os Correios foi discutido desde o ano passado e que essa colaboração representa um avanço significativo na forma como o estado gerencia a logística de insumos. “Hoje concretizamos um trabalho que foi pensado com muita atenção, sob a orientação do governador e em colaboração com os Correios, para garantir que estamos servindo melhor a nossa população”, concluiu.