A construção do novo bloco no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) do Campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina, está quase concluída. Com quatro salas de aula e quatro conjuntos de banheiros, o espaço, que tem previsão para ser inaugurado neste mês, é resultado de um convênio entre a Uespi e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com investimento total de R$ 481.893,94.
De acordo com o governo do estado,a nova estrutura visa aprimorar o ambiente de ensino e aprendizado, proporcionando espaços modernos e adequados para os alunos e professores se sentirem mais motivados e para as atividades serem desenvolvidas da melhor forma.
O reitor da Uespi, Evandro Alberto, informou que, além das quatro salas de aula, estão sendo construídas no CTU duas baterias de banheiros feminimo e masculino e mais duas de banheiros com acessibilidade. As salas de aula ganharão piso de granilite, carteiras novas, aparelhos de ar-condicionado e datashow no teto.
"Essa obra estava prevista para ser construída em 90 dias, mas vamos entregá-la antes. Aqui a previsão da construtora é que, até o dia 20 deste mês de janeiro, a gente já tenha essa obra entregue para o seu pleno funcionamento", frisa o reitor.
A professora Liana Duarte, do Curso de Ciências da Computação, falou da importância do novo bloco do CTU para a comunidade acadêmica. "Aqui a gente tem uma obra de extrema relevância. A gente estava precisando de espaço e sempre teve um problema de sala de aula, especificamente o Curso da Computação, que estava distribuído em diversos ambientes. A chegada desse bloco é importante para que a gente possa fortalecer o Centro de Tecnologia e Urbanismo como unidade também, trazendo mais salas aqui para o curso da Computação e para o CTU como um todo", ressalta a docente.
O Centro de Tecnologia e Urbanismo abriga os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação. Ano passado, o centro recebeu um novo Laboratório de Informática, de 53,22m², com 25 computadores de alta tecnologia, o que está proporcionando benefícios não somente para o curso de Ciências da Computação, mas também para os demais estudantes da Uespi.