Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil se reuniram na última sexta-feira (11), com representantes da Diretoria de Avaliação de Riscos da Secretaria da Segurança do Piauí para discutir a realização de um curso de análise de risco para a capacitar, de forma integrada, os profissionais da Defesa Civil, Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícias Penais e outros.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa afirmo que o encontro é importante para avançar na análise das estratégica de riscos do Estado. “Com este avanço, teremos uma visão sistêmica que colocará a Defesa Civil do Piauí no mesmo patamar de outras defesas civis que estão mais estruturadas, não só do ponto de vista da logística, mas também da metodologia de atuação. E é muito importante inovar na metodologia e estarmos realmente imersos dentro da lógica da prevenção. A resposta continua sendo uma franquia operacional que já executamos com excelência, mas precisamos evoluir na prevenção”, disse.
Segundo a delegada Eugênia Villa, o curso terá o intuito de se antever cenários de riscos por meio de métodos científicos com foco na prevenção. “Estamos aqui para colaborar para o desenho do curso de análise de risco que vai trazer insumos e metodologias de como nós podemos predizer riscos. Ele irá capacitar de forma integrada os diversos profissionais de segurança pública, Defesa Civil, bombeiros, polícias penais e outros”, ressaltou a delegada que faz parte da Diretoria de Avaliação de Riscos da SSP.
PM realizará aula inaugural da nova turma do Curso de Formação de Soldados
A Polícia Militar do Piauí, através do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP), realizará nesta terça-feira (15), a aula inaugural da nova turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD). A solenidade acontecerá às 8 horas no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), próximo da Alepi. São mais de 300 novos alunos que futuramente irão integrar a segurança no estado.
“Uma previsão de 900 horas aulas, em que procuraremos intesificar o processo de ensino e aprendizagem colocando esses novos homens e mulheres que adentram nossa corporação, a vivenciarem situações do nosso cotidaano, para que consigam em um futuro bem próximo, uma formação de excelência e consequentemente uma prestação de serviço”, destaca o coronel Sá Júnior, diretor do CEFAP.