Defesa Civil envia equipe para Massapê do Piauí após rompimento de barragem

As comunidades isoladas e sem acesso à energia elétrica devido à destruição postes pela força das águas

Defesa Civil envia equipe para Massapê do PI | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma equipe da Defesa Civil Estadual foi enviada nesta terça-feira (2) para Massapê do Piauí, município localizado a 376 km de Teresina, após o rompimento de uma barragem.

O QUE ACONTECEU: Segundo o prefeito do município, Rivaldo Carvalho, 45% da população da zona rural da cidade está isolada depois que a barragem de Ingazeira rompeu na tarde de segunda-feira (01). Não há registro de feridos.

Pelo menos quatro comunidades também estão sem acesso à energia elétrica devido à destruição postes pela força das águas. O prefeito disse que só vai ser possível contabilizar prejuízos e números de pessoas afetadas após a redução do nível da barragem.

"Enviamos uma equipe de resposta, composta por engenheiros e assistentes sociais, liderada pelo gerente de Resposta, Coronel Cleber, para o município atingido", declarou o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil, Werton Costa.

BARRAGEM ESTAVA VAZANDO HÁ DIAS: De acordo com o prefeito de Massapê do Piauí, a barragem, que foi contruída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), já estava transbordando há dias. 

O gestor afirmou que foi feito um reparo e ampliação da estrutura após a detecção de riscos. No entanto, devido às fortes chuvas na região, principalmente nos municípios próximos, como Caridade do Piauí e Simões, os rios e riachos amanheceram com grande volume de água, contribuindo para o rompimento da barragem.

DECRETO DE CALAMIDADE: “Preparamos um decreto de calamidade pública em relação à situação que nosso município enfrentará, incluindo as estradas, os estragos e principalmente o rompimento. Já estávamos monitorando a barragem, fizemos um comunicado de alerta e divulgamos em todas as redes sociais para que as famílias tomassem conhecimento do possível rompimento dessa barragem”, afirmou Rivaldo Carvalho.

A Prefeitura de Massapê do Piauí usou as redes sociais para alertar sobre o aumento no volume da água nos rios Boa Esperança e Boa Vista. O aviso orienta a população a deixar as áreas suscetíveis à inundação.

Divulgação

CODEVASF SE PRONUNCIA: Responsável pela obra, a empresa declarou que mobilizou uma equipe para deslocamento até a região com o objetivo de auxiliar o município a avaliar a situação loca. "Em atenção ao registro de rompimento de uma barragem construída pela Codevasf em Massapê do Piauí (PI), na tarde desta segunda-feira (1º/4), informamos que a Companhia mobilizou equipe para deslocamento até a região com o objetivo de auxiliar o município a avaliar a situação local e as medidas mitigadoras que podem ser adotadas", diz o comunicado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES