
A defesa de Itamar Nunes de Sousa Santos, representada pela Defensoria Pública do Piauí, pediu a soltura do suspeito em troca de medidas cautelares. O homem é investigado pelo assassinato de sua companheira, Francisca Rodrigues da Costa, ocorrido no último domingo, na cidade de Francisco Santos.
O pedido de soltura não foi concedido. A Justiça do Piauí determinou a prisão preventiva de Itamar Santos.
A materialidade e o indício de autoria ficaram evidentes nos depoimentos dos policiais militares [...] A materialidade segue evidenciada pelo laudo pericial em local do crime e pelo auto de exibição e apreensão [...] as medidas cautelares mostram-se insuficientes para combater o ímpeto criminoso do autuado [...] porquanto se trata de crime doloso com pena privativa máxima de 40 (quarenta) anos, de natureza hedionda, envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher [...] diante do exposto, com base na garantia da ordem pública, e em consonância com o parecer ministerial, decreto a prisão preventiva, consta na decisão.
O QUE ACONTECEU?
Conforme consta nos autos, Francisca foi assassinada com golpes de faca. “O casal iniciou uma discussão na calçada, que prosseguiu para o interior da casa, com sons de luta corporal e, após algum tempo, o ambiente ficou em silêncio”.
Itamar Nunes de Sousa Santos, que já residiu em Oeiras, possui histórico criminal com diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas, furto e violência doméstica. O casal “tinha um relacionamento conturbado, com brigas constantes”, conforme consta nos autos.