A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta segunda-feira (29), o DJ Francisco Kaio Agostinho. A ação faz parte da Operação de Número 17, do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Além dele, estão presos os dois filhos do ex-deputado estadual Fernando Monteiro. Eles fazem parte de uma quadrilha de produção e comercialização de drogas sintéticas no Piauí e Ceará.
QUEM É FKA NO CRIME: De acordo com o coordenador do Denarc, Samuel Silveira, o DJ Francisco Kaio Agostinho (FKA) seria o agente central, ou seja, “toda parte de transporte, compra, venda do entorpecente, era coordenada por ele. A partir dele, a organização para comercialização acontecia. Então ele seria o grande cabeça dessa”. Na sexta-feira (26), Fernando Filho e Lauro Alberto Cavalcante Monteiro foram presos por tráfico de drogas. Eles são filhos do ex-deputado estadual Fernando Monteiro.
"A prisão dele pode propiciar um aprofundamento em novas investigações. Francisco Caio era o agente criminoso central dessa associação. A partir dele uma série de braços aconteciam na venda de drogas sintéticas. Então a prisão dele tem essa importância”, disse o delegado Samuel Silveira.
INVESTIGAÇÃO: À reportagem, o coordenador do Denarc pontuou ainda que outro envolvido na organização está foragido. Trata-se do DJ Felipe. Para a conclusão do mandado, “faltam mais cinco presos, sendo uma médica. “Iniciamos essa ação no ano passado, conseguimos fazer a prisão parcial de quase toda a quadrilha. Claro que ainda existem outros, mas eu tenho uma absoluta convicção que logo, logo a polícia põe as mãos aí nesse pessoal”, disse.
DROGA SINTÉTICA: A comercialização e o uso da droga é uma profunda mistura de outros entorpecentes, e funcionaria “como uma espécie de super energético”, que tem “todos os malefícios que as drogas tradicionais também tem, como maconha, cocaína e crack”. Os entorpecentes seriam provenientes do Ceará. O DJ Francisco Kaio Agostinho foi preso no bairro Parque Sul, em Teresina (PI).