A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira, 24, a concessão de meia-passagem no transporte coletivo intermunicipal para estudantes universitários de baixa renda. A votação ocorreu após uma audiência pública realizada no Cine Teatro da Casa legislativa, que discutiu o recente aumento nas tarifas no início do ano.
O que aconteceu: Autor da proposta, o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) destacou que "na audiência pública, ficou evidente que a população, especialmente os estudantes, clamava por esse projeto de lei que está em votação. Quero elogiar o presidente Franzé Silva por ter a sensatez de colocar em votação esse projeto da meia-passagem para estudantes".
Quem são beneficiados: Os estudantes universitários que residem em outras cidades e se deslocam para Teresina, desde que tenham renda familiar inferior a três salários mínimos. Gomes explicou que o projeto visa reduzir os gastos das famílias que dependem desses deslocamentos frequentes em busca de oportunidades na capital.
Reajuste: Na sessão plenária foram aprovadas duas propostas do Executivo. A primeira, a Mensagem 36, prevê o reajuste de 5,35% nos vencimentos e subsídios dos policiais militares, bombeiros militares, servidores públicos efetivos e aposentados a partir de 1º de maio de 2024. O segundo projeto aprovado trata da reversão ao patrimônio do Estado dos bens imóveis de entidades públicas estaduais extintas ou em processo de extinção.