Descubra o Piauí: 7 fatos culturais e tradições do estado que completa 202 anos - Lenda do Cabeça de Cuia

O Piauí, assim como os outros estados do Nordeste, é muito rico em manifestações culturais, como festivais de música, danças e festas religiosas - Lenda do Cabeça de Cuia

Slide 8 de 8

Lenda do Cabeça de Cuia

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Crispin era um jovem pescador que vivia com sua mãe na vila do Poti, em Teresina. A vida dos dois era cheia de dificuldades, e muitas vezes faltava até comida.

Como a mãe era doente, Crispin precisou trabalhar desde muito cedo para sustentar a família. Certo dia, após não conseguir pescar nada, voltou para casa faminto e pediu à mãe que preparasse algo para comer. Com os poucos recursos que tinha, ela fez uma sopa rala apenas com osso de boi, mas Crispin ficou furioso com a simplicidade da refeição. 

Em um acesso de revolta, acabou tirando a vida da própria mãe. Antes de morrer, ela o amaldiçoou: ele viveria para sempre com a cabeça em forma de cuia e só se libertaria da maldição depois de comer sete Marias virgens no rio Poti. Embora possa soar inacreditável para quem é de fora, essa lenda é tão enraizada no Piauí que dizem que até hoje algumas Marias evitam entrar no rio.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES