Desembargador Aderson Nogueira é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

Ele foi eleito em sessão administrativa extraordinária, nesta quarta-feira (25).

Desembargador Aderson Nogueira. | Divulgação TJ-PI
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com 37 anos de magistratura, o desembargador Aderson Nogueira foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), para o biênio 2025/2026. A Corte de Justiça o elegeu durante a sessão administrativa extraordinária, nesta quarta-feira (25), na nova sede localizada no bairro São Raimundo, zona Sudeste de Teresina. 

O novo presidente, natural de Santa Filomena (PI), assume no lugar do desembargador Hilo de Almeida Sousa, que atuou nos anos de 2023 e 2024.  Anteriormente, Anderson Nogueira exerceu os cargos de juiz substituto do TJPI, além de juiz eleitoral em diversas comarcas do estado e Ouvidor Judicial do TRE-PI.

SOBRE O DESEMBARGADOR 

Nascido no dia 16 de dezembro de 1960, o magistrado tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em dezembro de 1985. Foi aprovado no concurso público de provas e títulos para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, ingressando na Magistratura em 1987. 

A autoridade atuou, inicialmente, como Juiz de Direito Adjunto sendo designado para responder pela comarca de Alto Longá, onde permaneceu até ser promovido. Tem especialização em Direito Processual Civil, certificado conferido pelo Instituto Camilo Filho e Curso de Especialização “lato sensu” MBA em Gestão Judiciária, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

AINDA NA sessão administrativa extraordinária

Além da aclamação do novo presidente, o desembargador Erivan Lopes foi eleito Corregedor-Geral da Justiça do Piauí. Natural de Santo Antônio de Lisboa, já exerceu o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí, além de Presidente do TJPI, Vice-Diretor da Escola Judiciária do TJPI e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Também na sessão desta quarta-feira (25), o desembargador Manoel de Sousa Dourado foi eleito Diretor-geral da Escola Judiciária do Piauí. Com 37 anos de magistratura, ele atuou como Juiz Auxiliar em várias gestões do TJ-PI e foi Coordenador de importantes programas, como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. 

Especialista em Direito Processual Civil e MBA em Gestão Judiciária, Manoel de Sousa Dourado contribuiu como professor em instituições jurídicas. Em 2021, foi promovido a desembargador, integrando câmaras especializadas e o Tribunal Pleno.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES