Na manhã desta sexta-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está realizando a maior intervenção educativa da história de Teresina, com 13 pontos simultâneos de atuação. O evento conta com a mobilização de mais de 100 profissionais, cujo objetivo é conscientizar os condutores de veículos sobre a importância da prevenção no trânsito.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Detran e a Polícia Militar (PM-PI), que atuam hoje simultaneamente em todas as regiões da capital. Durante as intervenções, os profissionais distribuíram materiais informativos, como panfletos, e conversarem com os condutores, relembrando a importância de seguir as normas de segurança e prevenção de acidentes.
O diretor da Escola Piauiense de Trânsito, Daniel Carvalho, destacou que a iniciativa pretende aumentar o senso de responsabilidade e conscientização dos condutores sobre a segurança no trânsito.
“São hoje treze intervenções na cidade onde nós conversamos com os condutores sobre o quanto é importante seguir as normas de segurança para que nós possamos preservar vidas e evitar acidentes”, contou Daniel Carvalho
Em março, ressaltou Carvalho, foram registradas mais de 500 internações no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) devido a acidentes de trânsito. Portanto, a intervenção tem como objetivo, reduzir os números de acidentes e preservar vidas.
Após a ação na capital, o Detran-PI pretende levar a iniciativa para outras cidades do estado, para que o trânsito se torne mais seguro em todas as regiões.
O psicólogo Andre Castelo foi um dos condutores de veículos abordados durante a ação do Detran-PI. Para ele, a medida faz com que a informação e orientação de agentes especializados em segurança segue mais diretamente à parcela da população que enfrenta o trânsito da cidade diariamente.
“A prevenção de acidentes no trânsito é uma responsabilidade de todos, e iniciativas como essa são essenciais para que estejamos em alerta no trânsito. Com cuidado, todos os dias, podemos construir um trânsito mais seguro para todos”, falou.