Discussões sobre sustentabilidade e Marco Legal marcam abertura do CITER em Teresina

A CITER em Teresina discutiu o hidrogênio verde como uma alternativa sustentável para combustíveis fósseis

Discussões sobre sustentabilidade e Marco Legal marcam abertura do CITER em Teresina | Pedro Arimateya
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Discussões sobre o hidrogênio verde marcaram o primeiro dia da Conferência Internacional das Energias Renováveis (CITER) que começou nesta segunda-feira (03) em Teresina. “Hidrogênio Verde como Alternativa Sustentável” e “A importância do Marco Legal do Hidrogênio para o Brasil” foram temas de palestras neste primeiro dia.

As palestras seguem o tema da conferência: "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável". Especialistas, legisladores e representantes do setor privado discutiram a regulamentação do hidrogênio como fonte de energia limpa.

Palestra sobre hidroênio sustentável no citer em tereisna / foto - pedro arimateya

Sustentável

A palestra “Hidrogênio Verde como Alternativa Sustentável” falou sobre o uso e importância do elemento como uma matriz para transição energética, alinhado com a substituição de energias não-renováveis como o petróleo, gás-natural e carvão mineral. O uso do hidrogênio verde visa um futuro mais sustentável e limpo.

Um desses exemplos de futuro limpo é a meta na cidade de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro. De acordo com Igor Paes, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, e um dos convidados da palestra, a cidade investe o dinheiro que vem da extração de petróleo em pesquisa para descarbonizar a frota de ônibus da cidade.

“Nós temos hoje uma série de políticas públicas que tem a capacidade de gerar emprego, renda, praticidade e a gente tem essa missão. Identificamos a questão do hidrogênio como um caminho, Maricá inclusive tem uma uma legislação municipal do hidrogênio já estabelecido em lei, onde a gente tem uma empresa pública de transporte e temos a meta audaciosa, que hoje está modificação, onde até 2038, Maricá terá 100 da sua frota de ônibus descarbonizada”, disse 

A palestra foi medida por Luiz Araújo, jornalista do Estadão e contou com a presença de: Igor Paes Nunes Sardinha - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá (RJ); Enio Pontes de Deus - Rede Nacional de Hidrogênio Verde (H2VBR); Luis Claudio Viga - Gerente Brasil - Fortescue Metals Group; Bart Biebuyck - CEO - Green Energy Park e Nivalde José de Castro - Coordenador no Grupo do Setor Elétrico.

Marco Legal

O Marco Legal do Hidrogênio também foi destaque no primeiro dia da conferência. Durante a mesa redonda, os palestrantes enfatizaram a importância do Marco Legal do Hidrogênio, a regulamentação é vista como um passo fundamental para fomentar investimentos e garantir a competitividade do Brasil no cenário energético global.

"O Piauí possui recursos naturais altamente favoráveis para essa atividade, como vento e luz solar, além de uma indústria de energia renovável consolidada. O governo do estado tem demonstrado grande interesse no desenvolvimento da produção de hidrogênio verde e declarado a intenção de estabelecer um hub produtivo, além de aprovar leis que concedem incentivos fiscais para empresas", declarou a diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), Fernanda Delgado.

Quadro do primeiro dia de CITER em Teresina / Foto - Ascom / Governo do Piauí

Estiveram também presentes na mesa redonda Rafael Fonteles, Governador do Piauí, Celso Pansera, Diretor Presidente (FINEP), Elbia Gannoum, Presidente executiva (ABEEólica), Bárbara Rubim, Vice-Presidente de Geração Distribuída (ABSOLAR), Fernanda Delgado, Diretora Executiva (ABIHV) e Marcelo Castro, Senador Federal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES