Disputa entre facções deixa três mortos e cinco feridos em Teresina; Chico Lucas se manifesta

Os ataques são atribuídos a uma disputa entre facções criminosas, conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Disputa entre facções deixa três mortos e cinco feridos em Teresina | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma série de tiroteios na região da grande Santa Maria, zona Norte de Teresina, deixou três pessoas mortas e outras cinco feridas nesta quinta-feira (3). Os ataques são atribuídos a uma disputa entre facções criminosas, conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

QUEM SÃO AS VÍTIMAS?

Bárbara Teresa, de 19 anos e grávida de quatro meses, foi baleada dentro de casa e morreu no Hospital Mariano Castelo Branco. 

Jennyfer Lourrany, de 14 anos, tentou fugir dos disparos, mas foi baleada e foi morreu dentro de um supermercado na região da Santa Maria da Codipi.

O terceiro foi Francisco das Chagas, de 42 anos, baleado enquanto trabalhava no bairro Parque Brasil.

RELAÇÃO COM MORTE DE VIGIA

Os confrontos tiveram início após o assassinato do vigia Francisco Wellington Silva do Vale, de 23 anos, ocorrido na noite anterior, em um conflito ligado a facções rivais. Segundo o secretário de Segurança, Chico Lucas, os recentes tiroteios são uma retaliação a esse assassinato. Ele foi até o local onde aconteceram os assassinatos para acompanhar o trabalho dos agentes.

Retaliação entre facções criminosas

O secretário Chico Lucas confirmou à TV Meio que as mortes estão ligadas à rivalidade entre as facções PCC e Bonde dos 40, que atuam na região. 

“O vigilante morto pertencia a uma facção, e em vingança, a facção rival matou a jovem grávida, possivelmente companheira de um líder da outra facção”, explicou Lucas. O ciclo de retaliação resultou nos três assassinatos, e os envolvidos, conforme o secretário, já possuem histórico criminal. “Um dos baleados foi preso há menos de um mês e já estava em liberdade”, relatou.

A situação, conforme o secretário, deixou claro o desafio das forças de segurança em manter criminosos reincidentes encarcerados, mesmo com as frequentes operações realizadas na região. “Os alvos que estamos monitorando já são conhecidos da polícia. Já foram presos e continuam soltos, e esperamos prendê-los novamente”, completou o secretário.

Operação policial para conter a violência

Ainda na noite de quinta-feira (3), a Polícia Militar e Civil, juntamente com unidades especializadas como Bope, Rone e Rocam, realizaram uma operação na Zona Norte de Teresina para tentar controlar a situação e intensificar o policiamento na área. Segundo a SSP-PI, essas ações visam conter o avanço da violência entre as facções e restabelecer a segurança na região, que tem sido palco de confrontos constantes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES