Dois anos sem Janaína: UFPI realiza homenagem à estudante e família receberá diploma

O pró-reitor ainda explicou que a iniciativa visa transformar o dia 28 de janeiro em uma data para a defesa da vida e o cuidado com a comunidade universitária.

Janaína Bezerra.  | Reprodução/ Alepi Janaína Bezerra. | Foto: Reprodução/ Alepi
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A morte da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, completou dois anos nesta terça-feira (28). Em homenagem à jovem, a Universidade Federal do Piauí realizou um momento que contou com a participação de familiares, incluindo a mãe e o pai de Janaína. Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Marques, a família receberá um diploma simbólico em nome da universitária.

O pró-reitor ainda explicou que a iniciativa visa transformar o dia 28 de janeiro em uma data para a defesa da vida e o cuidado com a comunidade universitária. A ação foi realizada pela gestão da universidade em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social, Centro de Ciências da Educação e Centro de Ciências da Natureza. “Mobilizamos todas as pró-reitorias e superintendências para estarem presentes nesse momento”, disse. 

“A professora Nadir, nossa reitora, nos pediu que a gente organizasse esse momento. [...] Contactamos a família, perguntamos se a família aceitaria, com o cuidado necessário para tratar desse tema e respeitando, sobretudo, a família da Janaína. Então, a gente entende que esse momento e esse dia ele precisa ficar registrado”, afirmou Emídio. 

PEDIDO DE DESCULPAS E RECONHECIMENTO

Além disso, durante a homenagem, a reitora da UFPI, Reitora Nadir Nogueira, fez um pedido de desculpas à família e aos amigos de Janaína, em nome da instituição. A universidade também entregou um diploma simbólico à família, em reconhecimento ao mérito acadêmico da estudante e como forma de honrar sua memória.

“ A gente entende, primeiro, que ela tinha mérito acadêmico. O histórico da Janaína, mostra um histórico de uma aluna dedicada, de uma aluna competente academicamente. Portanto, simbolicamente, a gente entende que precisa entregar esse diploma à família”, afirmou o pró-reitor. 

RELEMBRE O CRIME

 Janaína Bezerra, de apenas 22 anos, foi estuprada e assassinada em uma sala de estudos da universidade durante uma calourada. Thiago Mayson foi condenado em setembro de 2023 a 18 anos e seis meses de prisão por crimes que incluem estupro e homicídio qualificado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com