Doze presos da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite foram autuados por homicídio qualificado e fraude processual pelas mortes de outros dois detentos, que ocorreram no último sábado (23). A informação foi confirmada ao MeioNews.com neste domingo (24) pela Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus-PI).
Veja a lista com os nomes dos envolvidos:
1- Jose Henrique Silva Rodrigues;
2- Willamar Fernandes da Costa;
3- Mateus de Sousa Lima;
4- Fagner Vale de Carvalho;
5- Augusto Ivan Ferreira Abade;
6- Sérgio Reis Rocha da Silva;
7- Heverton Cali Nunes da Costa;
8- Matheus Henrique Ferreira da Silva;
9- Josué Cesar Pimentel Barroso;
10- Francisco Diego da Costa Correia;
11- Fábio Silva da Costa;
12- Iuren Henrique dos Santos Ferreira.
Entenda o fato: Dois detentos, identificados como Iwalks da Silva Santos e Alessandro Krysttyan, foram encontrados mortos, na manhã deste sábado (23), em uma das celas do Pavilhão G, da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a Casa de Custódia, na zona Sul de Teresina.
Detento matou o próprio pai: Alessandro foi preso em junho de 2023 por participação na morte do próprio pai, a motivação do crime teria sido por rivalidade, já que os dois seriam de facções rivais. O crime teria sido uma saída, pois ele se encontrava jurado de morte.
Em nota, a Secretaria de Justiça informou que o caso será investigado pelo DHPP- Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. A Sejus acrescentou que o Serviço Social está dando todo o apoio às famílias dos dois presos.
Desdobramento: Após o ocorrido a Secretária de Justiça do Piauí confirmou a autuação dos 12 presos. O caso segue sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).