Na manhã desta quinta-feira (13), ocorreu mais uma edição do projeto "Café com o Prefeito", na sede da Prefeitura Municipal de Teresina. O evento contou com a presença da Fundação Wall Ferraz (FWF), representada pelo seu presidente, Maykon Silva, e outras autoridades locais, incluindo o prefeito Dr. Pessoa.
Durante o encontro, a FWF apresentou os resultados dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela instituição, com destaque para os grupos capacitados no curso de Energia Solar. Além disso, foram anunciadas parcerias com empresas do ramo fotovoltaico, que absorverão os alunos qualificados pelos cursos da Fundação. Como resultado, eles terão a oportunidade de assinar a carteira de trabalho e ter um emprego seguro e bem-remunerado.
O presidente da FWF, Maykon Silva, anunciou que a iniciativa já levou qualificação profissional gratuita a mais de 12 mil teresinenses desde o ano de 2021. "Hoje já contamos com mais de 12 mil qualificados, com uma política permanente de inserção no mercado de trabalho e também fomentando o empreendedorismo. Damos oportunidade para que essas pessoas fiquem não só à disposição para o emprego formal, mas também de montar seu próprio negócio e fazer a roda da economia local girar, deixando-os economicamente ativos", afirmou.
O prefeito Dr. Pessoa destacou que os programas de capacitação profissional contribuem para a inserção de jovens no mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico e social da cidade. "Há muito tempo sabemos que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento de qualquer cidade, estado e nação, mas hoje o mercado está exigindo o conhecimento qualificado. É isso que o grande secretário, o Maykon faz. Os incentivos serão maiores a partir de hoje e vão poder suprir nossa economia", disse.
Os egressos também deram seu depoimento sobre a experiência da qualificação profissional oferecida pela Fundação Wall Ferraz. Bernardo Barbosa, de 21 anos, estudante de história, comentou que já fez quatro cursos na fundação e que eles foram essenciais para seu crescimento pessoal e profissional. "A gente tem sempre que buscar melhorar e crescer. Já fiz curso de design de interiores, inteligência emocional e cursos que me enriqueceram", disse.
Camilla de Sousa Lima, de 34 anos, fez o curso de Jovens Empreendedores da Fundação Maria do Amparo e abriu uma loja virtual de moda fitness. "O curso me agregou crescimento pessoal e profissional, porque eu comecei a ter mais autoconfiança para falar em público e aprendi com cada um dos professores que nos ajudaram no curso. Hoje, tenho minha loja e sei como empreender", afirmou.