O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (26), para desarticular um núcleo da facção Comando Vermelho, com atuação na zona Norte de Teresina. Estão sendo cumpridos mais de 10 mandados de prisões e 19 de buscas e apreensões.
A ação acontece em Teresina, nos bairros Mafrense, Parque Brasil, Memorare, Nova Brasília e Centro; na zona rural de Timon e na cidade de Ilha Grande, no litoral do Estado.
Em declaração ao Piauí Bom Dia, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que essa é a terceira operação realizada na região e visa desarticular um núcleo familiar do Comando Vermelho, que tem como líder um homem identificado como "Regim", que foi preso durante a ação de hoje. Na sua casa, a polícia encontrou grande quantidade em dinheiro que ele não conseguiu justificar a procedência.
"Essa operação é relacionada a outra operação realizada no bairro Mafrense e na investigação, identificamos que houve um racha interno entre os líderes de uma facção, alguns saíram do Piauí e outros migraram para a facção Comando Vermelho. Estamos hoje na terceira operação nessa região, com o objetivo de dar cumprimento a 19 mandados de buscas e apreensões, mais de 10 prisões e o foco é essa célula comandada por um núcleo familiar, que tem como líder um homem conhecido como "Regim", que foi preso durante a ação de hoje, disse o delegado.
SOBRE A INVESTIGAÇÃO
A operação dessa quarta está relacionada a outra operação que ocorreu no mês de abril deste ano, onde o Draco conseguiu apreender um fuzil em Teresina. Com isso, foi possível identificar parte do grupo familiar, onde um dos membros acabou sendo preso no mês passado.
"O 'Regim' é o pai, que representa a principal liderança desse núcleo familiar, uma célula do Comando Vermelho, cujo indivíduos eram ligados a outra facção, mas com as ações do Draco, eles migraram para o Comando Vermelho. O 'Regim' foi preso hoje, o filho dele já havia sido preso em outra ação. Nós também já representamos para a desapropriação da casa dele, nós vamos apreender e sequestrar o imóvel do 'Regim', e dois veículos dele já foram apreendidos em uma outra ação nossa", concluiu Charles.