A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e a 2ª Seccional de Parnaíba, deflagrou nesta sexta-feira (27), a Operação Draco 70, contra uma organização criminosa que atua no município de Parnaíba, litoral do Piauí.
Em entrevista ao Meio Norte.com, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, informou que a operação mira membros da facção criminosa denominada Comando Vermelho. Ao todo, já foram presos 11 criminosos.
Desde cedo nossos policiais estão nas ruas, a Draco não para, e já prendemos 11 faccionados em Parnaíba. Esses indivíduos têm envolvimentos com tráfico de drogas, roubos e homicídios no litoral do Estado”, afirmou o delegado.
Ainda de acordo com o delegado, o trabalho exitoso só foi possível devido a integração de todas as Forças de Segurança Pública que atuam no litoral do Piauí.
“Temos um trabalho integrado com todas as forças do Estado, isso é importante para que o trabalho de combate ao crime organizado seja um sucesso. Seguiremos firmes trabalhando em conjunto, com todas as polícias e órgãos públicos nesse trabalho. Eu sempre digo, se tem envolvimento com o mundo do crime, reprograme seu despertador que o Draco vai bater na porta”, finalizou o delegado.
A ação policial contou com apoio da 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba, Polícia Militar, Força Tarefa Integrada de Segurança, e FEISP.
Draco apaga pichações com símbolos de facção na zona leste de Teresina
A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou ação, na manhã desta sexta-feira (27), para apagar as inscrições relacionadas às facções criminosas dos muros de residências no bairro Planalto Ininga, zona leste de Teresina. A ação é uma continuidade da operação 'DRACO 69', deflagrada na última quarta-feira (25) e que resultou na prisão de cinco pessoas, e visa combater a atuação das facções criminosas no Estado.
Em entrevista ao Bom Dia Meio Norte, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que, essa ação faz parte do processo de combate às facções criminosas e ressaltou que toda vez que o Draco realiza uma operação em determinada região, os policiais permanecem no local, apagando pichações e realizando minoramentos.
Aqui faz parte desse processo de combate às facções criminosas, toda vez que a gente deflagra uma operação a gente permanece na região, apagando as pichações, retirando essas demarcações, que foram colocadas por esses membros dessas facções, além desse trabalho de monitoramento. Então, é uma ação muito importante, inclusive, a gente já tem acompanhando e percebido a importância de trabalho como esse, remover pichações é combater facções criminosas, então, dentro do nosso planejamento, onde nós temos um rol de ações, uma delas é, permanecer nas regiões onde deflagramos operações", disse.