Duas cidades do Piauí superam os 40°C e alcançam as maiores temperaturas do país

A quarta-feira (9) foi um dos dias mais quentes no Piauí, com cidades registrando temperaturas acima dos 40°C. Oeiras e São João do Piauí registraram as duas maiores temperaturas do país.

Vista aérea de Oeiras, no Piauí | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A quarta-feira (9) foi um dos dias mais quentes no Piauí, com cidades registrando temperaturas acima dos 40°C. Oeiras e São João do Piauí registraram as duas maiores temperaturas do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): Oeiras alcançou a temperatura máxima de 42,7 °C, às 15h desta quarta, seguido por São João do Piauí que atingiu 42,2 °C. 

Também registraram temperaturas acima dos 40 °C, São Romão (MG), Itaobim (MG), Araçuaí (MG) e Formosa do Rio Preto (BA), com  as máximas de 41,9 °C, 41,8 °C, 41,7 °C e 41,5 °C, respectivamente.

BAIXA UMIDADE

Junto com a alta temperatura, cidades piauienses também sofreram com a baixa umidade, atingindo níveis bastante críticos. Em Oeiras, a umidade relativa do ar chegou a 10% um dos índices mais baixos e perigosos para a saúde humana. Em Paulistana, o índice foi de 12%; São João do Piauí e Canto do Buriti, 13%. Juntas, as cidades piauienses figuram entre as seis cidades do Brasil com menores valores registrados até às 15h desta quarta. 

RISCO À SAÚDE

O Inmet alerta que altas temperaturas associadas à baixa umidade exigem atenção redobrada. Nesta quarta-feira (9), o Inmet emitiu alerta amarelo para boa parte do Piauí, avisando para o risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

ORIENTAÇÃO DO INMET

O Inmet recomenda que, nestas condições, a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente para minimizar os efeitos da baixa umidade. Em caso de necessidade, deve-se solicitar o apoio da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES