Duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19 na primeira semana de 2024, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). As vítimas foram: uma pessoa de 85 anos, da cidade de Buriti dos Lopes, que sofria de uma cardiopatia e uma pessoa de 62 anos, da cidade de Agricolândia, que era hipertensa.
O aumento dos casos de óbitos, que vem ocorrendo desde outubro, fez com que o Governo do Piauí reforçasse os cuidados. Um dado preocupante é que cerca de 80% da população está com o reforço da vacina bivalente atrasado. Nesta quarta-feira (10), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) deve se reunir para discutir novas medidas.
Em dezembro de 2023, a prefeitura de Teresina tornou novamente obrigatório o uso de máscaras em todos os serviços de saúde, devido ao aumento do número de casos positivos para a Covid-19. Na primeira semana de janeiro de 2024, o COE, durante reunião, discutiu o novo calendário de vacinação e reforçou a manutenção dos cuidados para evitar a propagação do vírus. Outra medida tomada na reunião, foi o aumento dos leitos para tratamento da Covid-19.
O COE elaborou uma cartilha com orientações importantes para a população e poder público. As principais são: uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados e com aglomerações. Em serviços de saúde, o uso de máscaras é obrigatório, especialmente para pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, e para grupos de maior risco, como idosos e imunossuprimidos.
Gestantes, idosos e imunossuprimidos são aconselhados a continuar utilizando máscaras em qualquer ambiente. Outra orientação de grande importância é que a população mantenha a higiene das mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%, como medida eficaz na prevenção.