Cocal dos Alves, uma cidade no interior do Piauí com pouco mais de 6 mil habitantes, ganhou destaque nacional ao conquistar, em 18 anos, cerca de 300 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A impressionante marca chamou a atenção do economista Ricardo Amorim, apontado pela revista Forbes como o economista mais influente do Brasil. Em suas redes sociais, ele fez um vídeo frisando que é necessário estudar e copiar a metodologia educacional implantada na cidade.
“Uma cidadezinha no interior do Piauí, longe dos grandes centros, se tornou referência nacional em educação. É um caso que precisa ser estudado e copiado. Isso é a prova de que trabalho bem feito dá resultado”, afirmou Amorim.
O segredo do sucesso
Segundo Amorim, o grande diferencial de Cocal dos Alves é o esforço conjunto de professores e estudantes, liderado inicialmente por um educador que enxergou a OBMEP como uma oportunidade para transformar a realidade dos alunos. “Tudo começou porque um professor decidiu incentivar seus alunos a não só participarem da Olimpíada, mas a se prepararem melhor. Ele começou a treiná-los e, na primeira Olimpíada, conseguiu uma medalha de bronze. E esse bom exemplo chamou atenção e mais gente se interessou.
Esse bom exemplo se espalhou pela cidade. “Hoje, existem treinamentos aos sábados, o que demonstra o interesse dos professores, que se dedicam sem receber nada a mais, e o comprometimento dos alunos, que entendem a importância da educação como um caminho para o futuro.”
Amorim ainda ressaltou o impacto da matemática na vida dos estudantes e na sociedade como um todo. “A matemática sempre foi essencial, mas hoje, com os avanços da inteligência artificial e da tecnologia, tornou-se ainda mais importante. A boa compreensão da matemática pode abrir portas incríveis. E o que está sendo feito em Cocal dos Alves prova que é possível oferecer educação de qualidade mesmo em locais distantes dos grandes centros urbanos.”
A capital brasileira da matemática
Além das cerca de 300 medalhas conquistadas, o município se tornou um símbolo de que a educação pode transformar vidas, mesmo em cenários desafiadores. Os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão, a principal escola da cidade, já demonstraram que sonhos podem se tornar realidade com o apoio de uma comunidade educacional comprometida.