Os eleitores do município de Gilbués-PI voltarão às urnas neste domingo (3) para votar em eleição suplementar que elegerá nove vereadores para a Câmara Municipal do município. Gilbués localizado a 596 km de Teresina, é sede da 35ª Zona Eleitoral e tem como Juíza a Dra. Rita de Cássia da Silva que será responsável pela realização do pleito suplementar para vereadores no referido município.
⚠️ ENTENDA MOTIVO DA NOVA ELEIÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou os votos do Partido Progressistas (PP) em Gilbués (PI) devido à fraude na cota de gênero nas Eleições de 2020. Candidatas fictícias foram registradas para cumprir a cota mínima de candidaturas femininas.
Como resultado, 52% dos votos válidos para vereadores foram anulados, levando à cassação dos parlamentares eleitos pelo partido. Uma nova eleição será realizada para preencher as nove cadeiras da Câmara Municipal, permitindo a participação de todos os partidos. Ao todo, 20 candidatos disputarão as vagas.
VOTAÇÃO
- Documentos aceitos para identificação no dia da eleição: e-Título (com foto visível no aplicativo), carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento legalmente reconhecido (incluindo carteiras de categoria profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação).
- Eleitores que não puderem comparecer à votação devem apresentar uma justificativa.
- A identificação no dia da eleição é necessária para votar, e os documentos apresentados devem conter uma foto do eleitor para verificação de sua identidade.
(Com informações do TRE-PI)