Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí

Rafael Fonteles conheceu o sistema estoniano que permite a integração de todos os serviços de saúde

Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, visitou nesta terça-feira (4) o Fundo do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Estônia, chamado TerviseKassa, durante o terceiro dia de sua viagem ao país. O sistema possui um banco de dados que armazena todo o histórico médico dos pacientes, integrando o atendimento em toda a rede de saúde, o que torna mais fácil, eficiente e rápido o tratamento médico.

Durante a visita, o governador e o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campelo, foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, Rain Laane, que explicou o funcionamento do sistema. A iniciativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.

Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí - Foto: Ascom

Rafael Fonteles elogiou o sistema de saúde digital da Estônia e afirmou que este é o caminho que o Piauí pretende seguir. “Estamos fortalecendo os nossos serviços de saúde com a implementação do projeto de telessaúde, que permitirá atendimento remoto com especialistas em toda a rede pública. E vamos levar a experiência do modelo estoniano para aprimorar a prestação desses serviços, de forma que tenhamos maior resolutividade e qualidade, focado nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o governador. 

O superintendente Dirceu Campelo ressaltou a modernidade do sistema e sua capacidade de integrar vários serviços, além de ter todo o histórico médico dos pacientes disponível, o que garante maior eficiência e um atendimento de qualidade superior aos cidadãos. A visita ao TerviseKassa na Estônia demonstra a importância de se investir em tecnologia e inovação na área da saúde para melhorar os serviços prestados à população. 

Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí - Foto: Ascom

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, o país báltico tem cooperado e compartilhado experiências com vários outros países, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde em todo o mundo. “Nós podemos ajudar o Piauí em diversas áreas, especialmente no que diz respeito à tecnologia no sistema de saúde. Podemos compartilhar tanto o que funcionou como o que não deu certo em nosso país. E isso poderá ajudar a economizar dinheiro público, pois cometemos equívocos que outros podem evitar”, finalizou Rain Laane.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES