O proprietário da revendedora de gás de cozinha Ultragaz poderá ser responsabilizado criminalmente pela morte do menino Arthur Luís Alves do Nascimento, de 2 anos, que sofreu uma descarga elétrica ao tocar em um fio desencapado de uma placa luminosa da empresa. Ao Meionews.com, a empresa se manifestou por meio de uma nota lamentando o ocorrido.
Segundo o delegado Odilo Sena, da 4ª Delegacia Seccional, a investigação preliminar aponta para homicídio culposo, mas há possibilidade de dolo eventual caso fique comprovada negligência. “Tudo será determinado após a perícia e o andamento das investigações”, explicou o delegado ao repórter Ivan Lima.
Como o acidente aconteceu
O menino Arthur morreu na noite de terça-feira (26), enquanto brincava com outras crianças próximo à placa de iluminação. Segundo familiares, ele sentou na base da placa e sofreu a descarga elétrica. O irmão e uma prima, que tentaram socorrê-lo, também ficaram em risco, mas não se feriram. Os pais chegaram momentos depois e o levaram para a UPA, mas ele não resistiu.
Testemunhas relataram que o fio desencapado estava exposto há mais de 30 dias e que o problema havia sido comunicado à empresa, que não tomou providências.
Protesto da família
Indignados, familiares e moradores da região realizaram um protesto na tarde de quarta-feira (27) em frente à revendedora. Com cartazes, o grupo cobrou justiça e uma resposta da empresa responsável.
Durante o protesto, apenas funcionários do setor de telemarketing estavam na empresa, e a gerência não se manifestou.
Investigação
A polícia investiga a conduta da empresa e se houve negligência por parte dos responsáveis ao não resolver o problema do fio elétrico, mesmo após alertas de moradores. Caso fique comprovado que os riscos eram conhecidos e ignorados, o caso pode ser configurado como homicídio com dolo eventual.
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
A Revenda ULTRAGÁS, situada no bairro Santa Cruz, Teresina-PI, vem, por meio desta, expressar seu mais profundo pesar pela trágica perda de Arthur Luís, que faleceu aos 2 anos de idade em decorrência de um acidente por eletrocussão. Este é um momento de imensa dor, e nossos corações estão com a família e todos os que sofreram com essa irreparável perda.
A empresa lamenta profundamente o ocorrido e informa que está colaborando com as investigações e com todas as medidas necessárias para que o caso seja tratado com a devida responsabilidade. Estamos profundamente entristecidos por este acidente e nos solidarizamos com os pais e familiares de Arthur Luís, oferecendo nosso total apoio neste momento tão difícil.
A Revenda ULTRAGÁS reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar de todos, e está tomando todas as providências para que tragédias como essa não se repitam. Neste momento de dor, nossa prioridade é o apoio à família enlutada, com todo respeito e consideração.
Com os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar, Revenda ULTRAGÁS Teresina-PI, 27 de novembro de 2024.